Edição 2020 acontece de forma 100% digital de 15 a 18 de outubro
A partir do dia 15 de outubro acontece a quarta edição da Semana Criativa de Tiradentes. Considerado um dos eventos mais importantes do Brasil sobre design e arquitetura, o festival anual reúne criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura e de manifestações como o Movimento Maker.
O evento acontece tradicionalmente na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, no entanto a edição 2020 será totalmente virtual por conta da pandemia de Coronavírus. A direção do evento garante que a versão digital veio para ficar, mesmo nas próximas realizações. “Este ano, seremos somente assim e, no ano que vem, viremos em dose dupla: presencial e no digital. Criamos um projeto que atende o momento e que cumprirá o desafio de levar mais conhecimento e informação para as pessoas”, conta Simone Quintas, realizadora e organizadora do festival.
A Repense, agência independente brasileira comandada pelos sócios Otávio Dias e Luna Gutierres é uma das apoiadoras do evento. A empresa entra como parceira por entender que o setor criativo se torna cada vez mais importante para o Brasil e, principalmente, em um momento no qual todos estão buscando o equilíbrio entre os cuidados com a saúde e o processo de retomada econômica.
“A Semana Criativa de Tiradentes é um dos movimentos brasileiros de fomento e impulsionamento do setor criativo. Nós fazemos parte desse setor e endossamos que mesmo em moldes diferentes aos anteriores é extremamente importante que eventos assim aconteçam. É desse modo que o mercado conhece os trabalhos de novos profissionais. É esse tipo de iniciativa que traz o frescor de inovação que todas as empresas vão precisar investir na retomada da economia”, conta Otavio Dias, sócio e CEO da Repense.
A programação completa da Semana Criativa de Tiradentes pode ser acompanhada em https://
-
Esquenta SCT: lives com artesãos e designers e exibição da série de mini documentários “Artesãos das Vertentes” no canal da SCT no Youtube: https://www.youtube.com/
channel/ UCzcD6SaDXAH8vQa2YOkGcjg -
Cerimônia de abertura: A live de abertura será com o músico mineiro Lô Borges, no dia 15 de outubro, às 20h, no canal da SCT no Youtube.
-
Palestras sobre cultura brasileira, criatividade e arte popular, design e o novo morar;
-
Rodas de conversa sobre cultura, projetos inovadores e com propósito, histórias e estórias de tiradentes, lançamentos de livros.
-
Aulas show com artistas, mestres-artesãos e chefs da região.
-
Salas de relacionamento para representantes das marcas conversarem com o público.
-
Lojinhas no mercado: espaço virtual para compra de produtos da Semana Criativa de Tiradentes, de marcas, artistas e artesãos da região e produtos de patrocinadores.
Alguns dos palestrantes confirmados na programação são: o consultor Carlos Ferreirinha, os arquitetos Guto Requena e Alex Rousset, o estilista Ronaldo Fraga, Marcia Souto (diretora da Fenearte), Marco Aurélio (Marco 500), os designers Rodrigo Ambrósio e Marcelo Rosenbaum, entre outros.
Ao final de cada dia do festival, um grupo de convidados (especialistas, influenciadores, designers) debatem os assuntos do dia. Além de sorteios e enquetes durante todo o festival.
A Semana Criativa de Tiradentes é um oferecimento da Portobello, com patrocínio da Docol, copatrocínio da Sherwin Williams e da Herman Miller, apoios da Breton, Ecosimple e Repense.
SÃO PAULO

R. Girassol, 285 - 1° andar
Vila Madalena - 05433-000 - São Paulo - SP
+55 11 3097 3300
RIO DE JANEIRO

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar
Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020