voltar

NOTÍCIAS & ARTIGOS

2021 – Olhando adiante. Mas com foco na sociedade e no meio ambiente.

2021 – Olhando adiante. Mas com foco na sociedade e no meio ambiente.

“As crises estimulam a engenhosidade humana.” - Nora Fehlbaum, CEO, Vitra

DEZ | 2020

“As crises estimulam a engenhosidade humana.” - Nora Fehlbaum, CEO, Vitra

Esta citação resume o espírito de força criativa que estamos experimentando ao nos aproximarmos do fim de um ano imprevisível. Olhamos para 2021 com apreensão e esperança de tempos mais positivos, encorajados pelo desejo de que a ruptura que enfrentamos seja uma promessa para o futuro.

Novos caminhos para mercados anteriormente “inacessíveis” estão abertos e com uma vasta possibilidade de serem trabalhados de uma forma mais efetiva, usando cada vez mais o ambiente digital como um trampolim impulsionador, observando os novos hábitos de consumo e comportamento.

Para 2021, temos como tendências as comunidades apoiando umas às outras; levantando-se coletivamente contra todos os tipos de injustiças e defendendo empreendimentos locais. No próximo ano, devemos ir mais longe - já que dentro desse hiato da vida “normal” estão oportunidades extraordinárias de regeneração.

O consumidor está cada vez mais atento às marcas que se importam com causas e desejam formas mais conscientes e positivas de consumo, com impacto benéfico para a sociedade e para o meio ambiente.

Da mesma forma, a mobilidade social impulsionará a fidelidade à marca. Os consumidores exigirão que as desigualdades tão evidentes em 2020 sejam abordadas em um nível sistêmico (por meio de programas educacionais, redes intercomunitárias e grupos carentes sinalizados nas mídias sociais ou guias de comércio eletrônico) enquanto a promessa de melhoria pessoal vai disparar.

Sendo assim, 2021 precisa ser pensado e planejado visando atender aos anseios e necessidades do consumidor, alinhados com as questões socioambientais, prevendo possíveis impactos e perspectivas trazidos pela crise.

É preciso ser ágil para fazer acontecer e contornar quaisquer imprevistos que possam aparecer para o próximo ano. De acordo com a pesquisa feita pela Deloitte - “2021 Global Marketing Trends: Find your focus” - estamos no momento ideal para os profissionais de marketing investirem em ferramentas digitais relevantes e promover um road map organizacional que torne o marketing ágil uma realidade. Segundo o estudo feito com 2.447 pessoas pelo mundo todo, 66% dos participantes concordam que a pandemia aumentou seu apreço por tecnologias bem desenvolvidas e com um propósito claro da empresa.

A mesma pesquisa revela que o propósito de uma marca ou empresa leva as companhias a um conhecimento profundo sobre por que elas existem, quem são e o que têm de melhor para entregar à comunidade, independentemente do produto que vendem. Os dados mostram que 79% dos participantes indicaram uma empresa que respondeu de forma positiva para ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.

2021 será um ano repleto de oportunidades para quem seguir as palavras de ordem: planejar, agir e pensar no próximo.

Inspire-se e repense com a gente.

Receba os nossos artigos, novidades
e campanhas no seu e-mail e celular.

Enviado! E-mail cadastrado com sucesso!

Erro! Cadastro não realizado, tente novamente mais tarde.

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020

Entre em contato com a gente